FANDOM


Fricção Histórica é o 14º episódio da 2ª Temporada e o 66º episódio de Steven Universo. Foi o 15º episódio e o 66º episódio exibido no Brasil. Estreou no Brasil no dia 21 de Dezembro de 2015.

SinopseEditar

Steven e Jamie montam uma peça de teatro sobre a fundação de Beach City.

Resumo do EpisódioEditar

O episódio começa com Jamie se aproximando do Templo e chamando o nome de Steven. Steven corre até ele e eles se cumprimentam. Jamie tira um panfleto que anuncia a sua peça teatral. Ele está fazendo audições na noite daquele dia. A peça contará a história da fundação da cidade de Beach City. Steven se oferece como ator enquanto fala com um sotaque estrangeiro. Jamie fica meio confuso, mas topa a participação de Steven em sua peça.

Durante o ensaio, Steven pergunta a Jamie onde estão os outros atores.
Ccc2558e5a2b937666e05fc3214420015

Steven e Jamie no palco do primeiro teste

Jamie diz que eles são os únicos, mas está otimista e diz que algumas peças só tem um ator, sendo assim já é um grande começo.

Jamie entrega a Steven uma cópia do roteiro, intitulado, "Beach City or Bust: A Tale of William Dewey". Jamie diz que sendo esta é a sua primeira produção, a peça deve ser bem escrita. Jamie desencorajadoramente exclama que a peça é financiada pelo Prefeito Dewey, com a consequência/condição de que ele (o prefeito) escrevesse todas as falas, enredos, etc. Steven pergunta a Jamie como será contada a história, e Dewey vem ao palco para explicar. É uma peça que conta a história de fundação da cidade, pelo tatataravô do Prefeito Dewey, William Dewey. É uma peça importante, porque tem uma importância sentimental e política para o prefeito Dewey. Jamie está prestes a iniciar o ensaio, e pede para que Dewey fique, sendo que o mesmo concorda e prontamente se senta.

Sendo Steven, a única pessoa que apareceu nas audições para a escolha dos atores, Jamie lhe dá o papel principal de William Dewey, enquanto ele próprio (Jamie) desempenha os outros personagens.

Atrito Histórico 01 - 1920p

William Dewey como gigante no script escrito pelo Prefeito.

A atuação começa com uma "flashback pintado" de uma tripulação no convés de um navio, com o Capitão Dewey abordando sua tripulação. William Dewey é grato pela sua equipe se juntar a ele em busca de um lugar onde ele pode fundar uma nova cidade. Sua tripulação parabeniza o capitão. De repente, uma criatura do mar aparece. Capitão Dewey tranquiliza sua tripulação e diz que ele vai salvá-los usando sua heroica, habilidade sobrenatural. Ele cresce em um gigante de cinquenta metros e leva o barco com segurança até a praia. A tripulação acha que ele é um capitão tão exemplar que o elegem primeiro prefeito de Beach City, terminando o a paeça.

Steven parabeniza o Prefeito Dewey por sua narrativa "fantástica", enquanto Jamie sugere que, embora o Capitão Dewey é um grande personagem, a peça seria muito melhor se eles trouxessem o outro outro lado da história. Mas o Prefeito Dewey rechaça a sugestão, afirmando que ele foi impecável e que nada precisa ser alterado. Jamie tenta replicar, mas Dewey o interrompe para lembrá-lo que está a financiar essa peça. Quando Dewey sai do palco, Jamie diz a Steven que a peça sera um desastre, pois a história é terrível e William Dewey é um personagem absolutamente inacreditável, não só porque ele cresceu cinqüenta metros, mas sim porque o personagem não tem caráter. Steven fica confuso, e afirma que o script não parava de dizer que o capitão Dewey era muito bom, mas Jamie explica que o ser humano deve ser falho, e verdadeiros heróis precisam lutar.

Steven finalmente percebe o ponto de Jamie e concorda, enquanto Jamie tristemente diz que este pode ser a sua primeira e última peça, caso a mesma seja um desastre.

Atrito Histótico 02 - 1920p

Pérola está deprimida, pelo fato de que Garnet ainda não a perdoou, após os acontecimentos de "Peça Ajuda".

Steven retorna ao Templo e cumprimenta Pérola, que está sentada no sofá, olhando fixamente para o teto, indicando que Garnet ainda está brava com ela, devido os eventos de "Peça Ajuda". Steven tenta chamar sua atenção, e só consegue depois de alguns segundos. Pérola oferece a sua ajuda, e Steven diz que William Dewey tem que se tornar um personagem interessante. Ele diz que William Dewey é um personagem chato, porque ele é absolutamente impecável; Ele ainda diz que é impossível ser perfeito, porque todo mundo comete erros algum momento ou outro, sendo assim que as pessoas deve continuar mesmo com os erros, e que a satisfação de realização depois de cada luta faz com que o caráter e a experiência da pessoa cresça cada vez mais.

Impressionada com as palavras de Steven, Pérola parabeniza o jovem Gem pelas palavras tão sabias. Pérola abre o roteiro e o lê.

Atrito Histótico 03 - 1920p

Ao perceber que os fatos estavam incorretos, Pérola decide reescrever o script.

Depois disso, ela conclui que a história está totalmente errada. Ela então pergunta a Steven quem escreveu a peça, ao que ele diz que foi o prefeito Dewey. Pérola ri e diz que ele não estava lá no dia da chegada do Capitão Dewey e sua tripulação, porém, ela estava. Steven então pergunta o que realmente aconteceu, e Pérola começa a explicar a história. A cena corta para Jamie no palco segurando o script reescrito por Pérola com o título "Beach City or Bust: The True Tale of William Dewey". Ele elogia o novo script, dizendo que é como se um observador da época tivesse escrito, e Steven diz que realmente aconteceu isso.

Jamie elogia a nova história como sendo corajoso, real, apaixonante, historicamente exata e dramática, e quer usar esse script. Steven implora a Jamie para usá-lo naquela noite, mas ele diz que vai ser impossível, uma vez que precisa de novos cenários e não teriam tempo suficiente, junto com o fato de que o prefeito Dewey com certeza não gostaria desse novo script. Steven o conforta, repetindo as palavras que o próprio Jamie disse que "um verdadeiro herói luta".

Ele concorda, e diz que a peça vai ser contracenada naquela noite, com Steven sendo William Dewey e Jamie como os outros papéis restantes.

Atrito Histótico 04 - 1920p

Steven (Capitão Dewey) e Jamie (O imediato da tripulação) dão início a encenação.

A noite chega, e a peça está prestes a começar. Prefeito Dewey se senta ao lado de Pérola, e nervosamente diz que ele escreveu a peça. Pérola, em seguida, levanta-se e se senta na parte de trás. Steven e Jamie estão nos bastidores. Steven espera que o prefeito Dewey não fique bravo com o novo script, e Jamie simplesmente diz que eles vão ter que aguardar. Steven pergunta se ele está nervoso, e Jamie responde dizendo que essa peça vai ser fundamental para decolar ou não o seu hobby em atuar. A peça começa, e Steven e Jamie, já atuando, estão em um navio através do oceano. Um membro da tripulação de William Dewey pergunta quando o navio finalmente chegará em terra, e Dewey tranquiliza-o dizendo que, apesar do longo tempo, eles certamente irão encontrar terra firme.

Ao ver Steven prestes a atuar, Pérola diz animadamente "Olá" para Steven, durante sua performance e diz que ele é muito talentoso (agindo como se fosse uma mãe elogiando o filho em uma peça). Steven se apresenta como Capitão Dewey (o capitão não tão inteligente), uma vez que ele não poderia encontrar a terra, embora estivesse de pé sobre ela, e estava começando a suspeitar que todo mundo estava certo sobre ele. O publico que está vendo a peça, começa a rir.

Durante a performance, o prefeito Dewey fica confuso sobre o porque de seu script não está sendo usado, e, eventualmente, seu rosto fica corado, já que estava sentindo vergonha.
Historical Friction Jamie 02

Jamie interpretando Pérola.

O imediato (interpretado por Jamie) de Dewey viu as Crystal Gems, e Pérola (interpretada por Jamie) cumprimenta William Dewey, se apresentando uma mensageira de Rose Quartz.

Pérola afirma que Dewey está em um terreno perigoso, e o aconselha a retornar. Dewey se recusa a ouvir, e Garnet (também interpretada por Jamie) simplesmente diz que ele deve retornar, caso contrário, ele será derrubado pelo oceano, acrescentando que os seres humanos são maus nadadores. Dewey relutantemente concorda e começa a alçar a vela, mas ele acaba quebrando. O Navio de Dewey se perde no oceano e sua equipe explica a terrível situação. Um monstro marinho (com tentáculos feitos de papelão) aparece e piora a situação. Antes de sua morte aparente, o imediato implora a Dewey para continuar procurando por terra, pois apesar de ele falhar muitas vezes, ele sempre tenta.

Dewey sofre com a perda de seu companheiro de equipe, enquanto outro monstro marinho aparece.

Atrito Histótico 05 - 1920p

Jamie interpretando Garnet e Ametista (com o esfregão).

Dewey está pronto a render-se, mas uma figura misteriosa gigante aparece e luta contra o monstro do mar. Depois de derrotar o monstro, a figura se aproxima do navio de Dewey e carrega-o com segurança até a praia. Dewey é grato à "mulher gigante" por trazê-lo para a praia. A fusão gem avisa para ele não ficar, uma vez que esta terra é perigosa. Dewey se recusa a ouvir o conselho e decide ficar, dizendo que ele tenta, apesar de estar sempre fracassando, e é isso que o torna grande. A fusão diz que isso é bom. Ele decide nomear a terra em honra de seu falecido companheiro, mas o mesmo reaparece dizendo que ele está bem e sobreviveu. Dewey muda de ideia e decide chamar a cidade de Beach City.

A peça termina com uma grande bandeira sendo pendurada sobre o palco dizendo "Dewey para Prefeito".

Atrito Histótico 06 - 1920p

A Misteriosa Fusão Gem salva William Dewey, ao lutar contra a criatura marinha.

O público aplaude Steven e Jamie pela peça e também aplaudem Dewey por supostamente ter escrito a peça. Dewey fica feliz, e seu filho Buck diz que Willian era um ser humano com falhas, o que tornou a peça mais interessante. Mais tarde, Jamie está dando autógrafos para algumas pessoas e Dewey vai até ele. Ele parabeniza Jamie pela grande obra, especialmente pelo encerramento com a faixa, "Dewey para Prefeito". Ele oferece a Jamie, o cargo de diretor da Comunidade Teatral de Beach City e lhe permite dirigir mais peças.

Jamie fica extremamente animado com a notícia, mas recupera a compostura e expressa gratidão.

Atrito Histótico 07 - 1920p

A cena final da peça, fazendo uma propaganda de re-eleição do Prefeito Dewey.

Steven diz a Dewey de que uma grande parte do crédito deve ir a Perola, autora responsável pelo Script reescrito. Pérola diz que ela é uma Gem de muitos talentos, e preservação, de fato, é um deles. Dewey agradece a Pérola, por preservar o seu legado. Pérola fala sobre o fato de que nunca escreveu um slogan de campanha no final de uma peça. Steven diz a Pérola que "a arte nem sempre precisa de um motivo. Às vezes você apenas tem que fazer o público feliz. É por isso que você sempre tem que terminar com uma piada". Pérola, Steven e Jamie silenciosamente param e ficam olhando uns para os outros e a iris se fecha sobre o rosto de Steven, terminando assim o episódio.

PersonagensEditar

Informações de FundoEditar

Informações de Produção Editar

  • Esse é o quarto episódio da 3ª Steven Bomb.

ContinuidadeEditar

  • Jamie começa sua carreira como ator local em Beach City, provavelmente por causa do conselho recebido de Garnet em "Cartas de Amor";
  • Para Jamie representar Garnet, ele utilizou o mesmo óculos visto em "Cartas de Amor";
  • Pérola admite que não é perfeita, enquanto em "Reformas", Ametista acreditava que Pérola era perfeita;
  • A fala de Jamie (como Garnet) "Humanos não são bons nadadores." pode ser uma referência ao que Garnet disse para Jamie em "Cartas de Amor" "Eu sou uma excelente nadadora";
  • É a 1ª vez que Jamie não está usando seu uniforme de carteiro;
  • Garnet ainda não está falando com Pérola, desde "Peça Ajuda";
  • Mais uma vez, o Prefeito Dewey mostra que gosta da Pérola, assim como em "Poder Político". Mas, igualmente na situação anterior, Pérola o ignora.

ErrosEditar

Alusões Editar

  • Jamie faz alusão a um poema metafórico escrito em 1865 por Walt Whitman: "O captain! My Captain!"
    • Nesse episódio ele também faz várias referências ao clássico Romeu e Julieta.

VídeosEditar

Steven Universe - Historical Friction (Sneak Peek)00:36

Steven Universe - Historical Friction (Sneak Peek)

GaleriaEditar

Foto Generica de Galeria
A galeria de Fricção Histórica pode ser vista aqui.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.